Participantes
Nos 50 anos de Abril, quisemos contar com 50 opiniões, que representassem, de uma forma bastante eclética, a diversidade das atuais direitas. Há nomes mais conhecidos que outros, mas no fundo vemos que há dois grandes grupos que se destacam à Direita: o Centro-Direita da AD e a Direita Popular do Chega. Se uma boa parte dos participantes se encaixa num ou noutro desses dois grupos, também há visões mais próximas do espaço liberal e logo, a maior parte dos participantes, que é completamente independente. E todas estas visões são muito valorizadas, e bem vindas, neste espaço de liberdade à Direita.
Prefácio
1972. Alexandre Franco de Sá
Estudou filosofia na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Lisboa, na Universidade de Freiburg (Alemanha) e na Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2007 e é Professor.
Cinquenta
1999. Gonçalo Sousa
@GoncaloSousaYT criador de conteúdo político no YouTube com mais de 75.000 subscritores e mais de 10 milhões de visualizações. @topgoncalosousa no Instagram
1996. José Maria Matias
Professor de Música Clássica e de Global Politics. Cronista político
1995. Joana Pinto
Estudante de Engenharia de Sistemas de informação na Universidade do Minho. Coordenadora da Juventude CHEGA em Braga.
1994. Rafael Pinto Borges
Politólogo, investigador e historiador, Presidente da Nova Portugalidade
1993. Manuel Pedro Serralha
Cofundador do Movimento Cumprir Portugal, Presidente da VII Câmara do Senado e Deputado Municipal em Odemira pela coligação PSD/CDS.
1987. Luis Pedro Mateus
Foi Vice-Presidente do Gabinete de Estudos Políticos do CDS-PP, Vice-Presidente da Juventude Popular e Presidente do Gabinete de Estudos da JP
1985. Miguel Nunes Silva
Diretor do Instituto Trezeno. Membro da Assembleia de Freguesia de Oeiras.
1985. Miguel Côrte-Real
Gestor e Empreendedor. Fundador do Jornal NOVO Semanário. Líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto.
1984. Teresa Nogueira Pinto
Doutorada em Estudos sobre a Globalização pela Universidade Nova de Lisboa.
1981 José Almeida
Vice-director da revista Nova Águia, colaborador do semanário O Diabo, membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, membro do conselho consultivo da Fundação António Quadros e da direcção do MIL - Movimento Internacional Lusófono.
1980. Ricardo Campelo de Magalhães
Organizou o Liberty Camp do Language of Liberty Institute, foi blogger n’O Insurgente, militante no PSD durante 20 anos e é atualmente membro da Iniciativa Liberal, onde se considera um minarquista Misesiano
1980. Luís Russo Pistola
Fundador da Nova Portugalidade, membro da Real Associação do Ribatejo. Foi dirigente nacional da JP e Conselheiro Nacional do CDS e colunista d’A Batalha.
1978 Vitório Rosário Cardoso
Membro da Comissão das Relações Internacionais e Membro do Secretariado das Comunidades Portuguesas do PSD.
1978. Catarina Maia
MBA, Mestre em Gestão e Licenciada em Microbiologia.
1978. Miguel Granja
Prossegue estudos de Doutoramento em Filosofia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma.
1977. Paulo Silvestre
É advogado na Maia. Social e politicamente considera-se um conservador liberal, assim como um liberal conservador.
1977. Silvia Sousa
Jurista de formação, traz o Porto na alma e a poesia no coração.
1976. Nilza de Sena
Professora da Universidade de Lisboa, Ex-deputada e Ex-vice-presidente do PSD
1974. José Luís Tavares
Assessor da Vereação da Câmara Municipal de Lisboa. Filho de emigrantes cabo-verdianos, licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Escreve no Observador desde 2015.
1974. Sara Jofre
Tradutora. Foi jornalista e estudou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
1974. Carla Madureira
Deputada à Assembleia da República pelo PSD por Aveiro. Professora. Licenciatura em Ciências da Educação e Mestre em Ciências da Educação - Pedagogia Social, pela Universidade Católica Portuguesa.
1973. Abel Matos Santos
Psicólogo clínico e sexologista, foi fundador da Tendência Esperança em Movimento (TEM/CDS) e candidato à Presidência do CDS-PP. Tem-se destacado na defesa da Vida e da Família. Escreve regularmente na imprensa.
1973. Duarte Branquinho
Formado em História, pelo que dizem os amigos no que é bom é a contar histórias. Foi Director de O Diabo
1972. Isabel Menéres Campos
Professora na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Advogada. Doutorada em Ciências Jurídicas (Direito Civil) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Membro da Assembleia Municipal do Porto.
1972. Sofia Peralta
Licenciada em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Consultora de Comunicação e Política na “Assessoria - SP”, que fundou em 1999.
1971. Ricardo Ferreira Reis
PhD. Professor. Director CEA Estudos Aplicados - Applied Research. Director CESOP CATOLICA SONDAGENS
1970. Rui Pereira
Licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa. Considerado um militante da "Velha Guarda" no meio nacionalista português.
1970 Teresa Côrte-Real
Formada e pós-graduada em Relações Internacionais, especialização no Islão. Professora do ensino secundário. Foi Presidente da Causa Real.
1969. Duarte Nuno Correia
Advogado. Licenciado em Direito pela Universidade Católica. Preside à Concelhia do Porto do CDS-PP. É vogal da Comissão Executiva do CDS-PP.
1968. João Mauricio Brás
Filósofo. Doutorado em Filosofia, tem publicado principalmente ensaios nesta área.
1967. Carla Leitão
Licenciada em Arquitectura (FAUP), Pós-graduação e Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP). Deputada Municipal na Assembleia Municipal do Porto.
1967. Luis M. Gagliardini Graça
Licenciado em Gestão de Empresas e PG em Marketing. Tem uma formação em Ética das Organizações pela Universidade Católica Portuguesa. Membro da direção da Nova Portugalidade.
1965. Gabriel Mithá Ribeiro
Doutorado em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais. Professor. Deputado à Assembleia da República pelo CHEGA. Comissão de Educação e Ciência. Ex-Vice-Presidente do CHEGA.
1965. Carlos Novais
Membro fundador em 2003 da Causa Liberal - Associação e do Instituto Mises Portugal. Docente no Curso Pós-Graduação em Escola Austríaca de Economia (Universidade Lusófona). Actual Presidente da Associação Partido Libertário.
1965. Maria Helena Costa
Presidente da Associação Família Conservadora e escreve com frequência para o Semanário Sol e para o Observador.
1965. Manuel Beninger
Engenheiro, empresário e analista político. Presidente da Fundação Meninos de Bissauzinho e da APAM - Associação Portuguesa de Autarcas Monárquicos.
1964. Nuno Simões de Melo
Nascido em Lourenço Marques - Moçambique. Coronel de Cavalaria na Reserva. Licenciado em Ciências Militares e Mestre em Logística. Casado, 4 filhos (em breve avô)
1964. Paulo Ramalheira Teixeira
Presidente da Camara Municipal de Castelo de Paiva de 1997 a 2009. Vice-Presidente do FCPorto (2004-2010).
1964. Carlos Furtado
Licenciado em Gestão Empresarial, tem uma experiência de mais de 25 anos em comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio e comunicações políticas. Fundador da agência de comunicação Porto de Ideias.
1957. Otto Czernin
Fundou a agência de viagens LIMITS, lançou a revista MGI (Magazine Grande Informação) e em 2009, a marca QUINTO IMPÉRIO VIAGENS HISTÓRICAS & CULTURAIS.
1957. Paulo Sande
Membro da direção da associação Nossa Europa e deputado da Assembleia Municipal de Cascais. Candidato às europeias em 2019, como independente, pelo partido Aliança.
1954. José Luis Andrade
Doutorado em História Contemporânea. Foi Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Defesa e Assessor do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Integra a Direcção da Associação Crítica XXI.
1954. Isabel Meirelles
Advogada, Deputada do PSD, ex-Vice-Presidente do PSD, foi vereadora da Câmara Municipal de Oeiras. Adjunta dos Ministros da Justiça do II, VI e VII Governos Constitucionais
1954. Pedro Arroja
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Mestre em Economia pela Universidade de Ottawa e Doutorado em Economia pela Universidade de Carleton, onde mais tarde foi docente.
1953. Miguel Côrte-Real Gomes
Membro da Comissão Política Nacional do CHEGA, fundador e primeiro coordenador do Conselho Estratégico Distrital do Porto do CHEGA.
1952. António Tânger Corrêa
Vice-Presidente do CHEGA. Embaixador na Bósnia, Sérvia, Israel, Egipto, Qatar e Lituânia. Foi Secretário-Geral da Juventude Centrista (CDS-PP) e em 1980, Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, no governo da Aliança Democrática (AD).
1949. Diogo Pacheco de Amorim
Vogal da Direção nacional do CHEGA, Coordenador da Comissão Política Nacional do CHEGA. Ex-Vice-Presidente do CHEGA. Deputado na Assembleia da República.
1946. Jaime Nogueira Pinto
Doutorado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Foi diretor do jornal O Século, administrador da Bertrand e trabalha na área da consultoria estratégica.
1945. Cristina Malhão Pereira
Professora em Inhambane (Moçambique), e em Cascais. Escreveu "Venturas e Aventuras da Família de Um Marinheiro", a trilogia "Um Espião nas Descobertas”, “Venturas e Aventuras na Índia e Timor" e "Venturas e Aventuras em África”. Este último narra a vida da autora entre 1969 e 1975, com uma excelente precisão de acontecimentos.
1942. José Valle de Figueiredo
Poeta e crítico literário. Director do semanário Folha de Tondela. É Director do Centro de Estudos Tomaz Ribeiro em Tondela e dirige a revista municipal Cadernos de Cultura Dom Jaime.
Amigos do Farol
1989. Frederico Nunes da Silva
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto Mestre em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa.
1980. Álvaro Costa
Licenciado em Ciências Políticas. Deputado municipal em Matosinhos. "Humilde" autarca, conservador comunitarista, apaixonado pelo Poder Local e pela democracia participativa.
1979. José de Carvalho
É professor de História. Tem mais de duas dezenas de livros publicados sobre História e Religião, destacando-se: Santo António Um Santo Popular (2020) e Bento XVI em Portugal (2021).
1969. Alberto Gonçalves
Licenciado em Sociologia. Cronista desde 1999 em jornais como Correio da Manhã e Diário de Notícias, ou revistas como a Sábado. Desde 2017 escrevo para o Observador, em cuja rádio tem, desde 2019, um programa diário, o Ideias Feitas. Faz um podcast com o Tiago Dores: A Lengalenga do Costume. Editou quatro livros de crónicas, um com relatos de viagens nos EUA e outro sobre a história dos judeus em Trás-os-Montes. Vive entre Matosinhos e o Nordeste Transmontano.
1968. Rodrigo Pereira Coutinho
MBA pela AESE. Diretor de Exportação de uma empresa da indústria alimentar. Coordenador do Conselho Estratégico Distrital do Porto do CHEGA.
1966. Paulo Jorge Teixeira
Cooperativista e Agitador Cultural. Presidente da Cooperativa do Povo Portuense. Deputado na Assembleia Municipal do Porto.
1964. Marco Bello
Deu os primeiros passos profissionais na editora Nova América pertencente à sua família. Estudou Design e Arquitetura no Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Com 35 anos de experiência em Portugal e uma presença forte nos mercados brasileiro, angolano, americano, canadiano, norueguês, chinês, entre outros, especializou-se em Brand Design, com particular ênfase nos projetos de Packaging, Corporate Identity, Brand Consulting, Naming e Retail Space. Aliando uma vasta experiência em Branding, uma visão estratégica do mercado e um profundo conhecimento das marcas locais e globais, oferece aos seus clientes um serviço integrado, assente em comunicação e parceria, de forma a melhor entender as necessidades de design e garantir as soluções mais eficazes. O principal objetivo é valorizar os produtos e serviços dos clientes e ajudá-los a construir marcas sólidas, com valores, adaptadas aos segmentos de mercados em que atuam.